terça-feira, 17 de junho de 2008

Bolo Amor

Ingredientes

1 colher (sopa) bem cheia de fermento
2 colher (sopa) de caldo de laranja
1 colher(chá) de raspa de laranja
1 chávena bem cheia de farinha de arroz
3 chávenas cheias de farinha de trigo
3 chávenas de açúcar
200 gramas de manteiga
1 copo de leite de coco
1 pitada de sal
4 ovos

Recheio

1 colher (café) de caldo de limão
10 colher (sopa) de açúcar
100 gramas de chocolate granulado
geléia de ameixa ou damasco
1 coco grande ralado
5 claras
rum

Preparação


Bater em creme a manteiga com o açúcar até ficar leve e sempre batendo, vá adicionando as gemas, uma a uma, o leite de coco, o sal a raspa da casca da laranja, a farinha de arroz e a farinha de trigo peneiradas juntas e por último as claras em neve. Bater até a massa abrir bolhas; juntar por fim, misturando apenas o fermento dissolvido no caldo da laranja. Colocar em uma forma redonda (grande) bem untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, ou em duas formas menores redondas e iguais. Assar em forno moderado.Recheio:Bater as claras em neve, colocar o caldo de limão e ir juntando o açúcar aos poucos e sempre batendo até conseguir um suspiro bem consistente. Reservar. Colocar boa quantidade de geléia em um prato, juntar o rum a gosto e amassa bem com um garfo.

Bolo Bombom

Ingredientes

6 colheres(sopa) de chocolate em pó
1 colher(sopa) de fermento em pó
1 chávena (chá) de chocolate em pó
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
2 chávenas (chá) de açúcar1
½ chávena(chá) de leite
1 pacote de coco seco ralado
1 lata de leite condensado
gotas de baunilha a gosto
1 lata de creme de leite
4 claras em neve
4 gemas

Preparação

Bater as gemas com o açúcar até formar um creme esbranquiçado. Peneirar a farinha com chocolate e adicionar ao creme, alternando com o leite. Por último, misturar sem bater o fermento e as claras em neve. Colocar a massa em fôrma untada e enfarinhada. Levar para assar em forno médio (180ºC), preaquecido. Para a calda, bater no liqüidificador o creme de leite com o leite condensado, a baunilha e o chocolate em pó. Depois do bolo assado e frio, cortar em quadrados. Banhar os quadrados na calda e, depois, passar no coco ralado seco. Embrulhar cada pedaço em papel alumínio e levar a gelar até o dia seguinte.

Bolo Baiano de Mandioca com coco

Ingredientes

4 chávenas de mandioca ralada
3 chávenas de açúcar
2 colheres de margarina
1 vidro de leite de coco
1 pitada de noz moscada
4 ovos inteiros
1 coco ralado

Preparação

Juntar todos os ingredientes e bater levemente. Colocar em forma untada e levar ao forno. Deixar esfriar e cortar em quadrados ou losangos, fazendo um arranjo em prato de cristal ou porcelana.

Bolo americano

Ingredientes

1 colher (sopa) de fermento

1colher (sopa) de banha

5 copos de farinha de trigo

2 copos de açúcar

1 copo de manteiga

1 copo de leite

4 ovos

Preparação

Bater o açúcar com a manteiga e a banha. Acrescentar as gemas, a farinha, o leite e o fermento. Bater bem. Por último, adicionar as claras em neve. Levar ao forno para assar, em 2 formas redondas, untadas e polvilhadas. Depois de assadas as 2 partes, rechear com o que quiser e cubra com o seguinte glacê: fazer uma calda em ponto de fio, acrescentar 1 clara e 2 colheres (sopa) de chocolate; misturar bem e cobrir o bolo.

Bolo Africano

Ingredientes

2 colheres (sopa) bem cheias de manteiga
1 colher (sopa) rasa de noz moscada
1 colher (sopa) rasa de canela
1 colher (sopa) de fermento
½ chávena de cidra cristalizada em pedacinhos
½ chávena de nozes
½ chávena de passas
½ chávena de ameixas
2 chávenas cheias de açúcar
400 gramas de farinha de trigo
1 cálice de vinho do Porto
7 ovos

Preparação

Bater muito bem a manteiga com o açúcar. Juntar os ovos bem batidos, mexendo bem a mistura e depois o vinho. Acrescentar as frutas, os ingredientes secos misturando bem. Forma bem untada e forno regular. Enfeitar com nozes e pedacinhos de frutas cristalizadas.

Bolo Brigadeiro

Ingredientes

Massa

1 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ xícara (chá) de chocolate em pó solúvel
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite
5 ovos

Recheio e Cobertura

½ xícara (chá) de chocolate granulado
½ xícara (chá) de chocolate em pó solúvel
2 colheres (sopa) de manteiga
2 latas de leite condensado

Preparação

Massa

Bata na batedeira, as claras em neve bem firme. Junte as gemas, uma a uma, e acrescente o açúcar. Despeje o leite aos poucos, sem parar de bater. Incorpore, por fim, delicadamente a farinha peneirada com o Chocolate em Pó e o fermento. Despeje em uma fôrma redonda (28 cm de diâmetro) untada e enfarinhada e leve para assar em forno quente (200º C) por aproximadamente 40 minutos. Deixe esfriar e corte-o ao meio. Recheio e cobertura: Leve o Leite Moça, a manteiga e o Chocolate em Pó ao fogo, mexendo sempre. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar, sem parar de mexer, por cerca de 6 minutos ou até formar um creme consistente. Cubra uma metade do bolo com este creme, arrume a outra metade, espalhe o restante do brigadeiro com uma espátula ou faca e espalhe o chocolate granulado em toda a superfície. Leve para gelar e sirva.

Bolo de chocolate molhadinho

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite
6 colheres de sopa cheias de chocolate em pó
1 colher de sopa de fermento em pó
6 ovos

Preparação

bata as claras em neve, acrescente as gemas e bate novamente, coloque o açúcar e bata outra vez.
coloque a farinha, o chocolate em pó, o fermento, o leite e bata novamente.
Untar um tabuleiro e colocar para assar por aproximadamente 40 minutos em forno médio.
Enquanto o bolo assa faça a cobertura com 2 colheres de chocolate em pó, 1 colher de margarina, meio copo de leite e leve ao fogo até começar a ferver.
jogue quente sobre o bolo já assado.

Bolo de Pistácios

Ingredientes

100 g de miolo de pistácio
150 g de manteiga
180 g de farinha
200 g de açúcar
1 cálice de whisky
5 ovos
1 colher (chá) de fermento em pó

Para o recheio e cobertura

150 g de miolo de pistácio
300 g de ovos moles
200 g de fios de ovos
2 pacotes de natas
3 folhas de gelatina incolor
Paus de canela q.b. Receitas


Preparação

Bata energicamente a manteiga com o açúcar, até obter um preparado macio. Junte então o whisky e as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição. Junte ainda os pistácios picados.À parte, peneire a farinha juntamente com o fermento e envolva ao preparado anterior, alternando com as claras batidas em castelo. Leve ao forno pré-aquecido a 180º, numa forma redonda untada e enfarinhada. Deixe a cozer durante cerca de 40 minutos. Findo este tempo, desenforme sobre uma rede de cozinha e deixe arrefecer.Depois de frio, abra o bolo ao meio no sentido do comprimento e recheie com 1/3 dos ovos moles. Sobreponha as duas partes e reserve.Prepare de seguida a cobertura: para tal, bata as natas bem firmes e envolva-as nos restantes ovos moles, assim como as folhas de gelatina, previamente demolhadas em água fria e derretidas em banho-maria. Reserve no frigorífico até começar a prender. Mexa então o preparado e barre toda a superfície do bolo com ele.Decore a gosto com fios de ovos, paus de canela e pistácios triturados.

Bolo de Côco Recheado

Ingredientes

175 g de manteiga
175 g de açucar
3 ovos
1 laranja
80 g de côco ralado

Recheio e cobertura

200 g de compota de amora
3 dl de natas
50 g de açucar em pó
Côco ralado
Palitos de chocolate q.b

Preparação

Ligue o forno a 175ºC e unte uma forma redonda com manteiga. Polvilhe com farinha e reserve. Bata a manteiga com o açucar, até esbranquiçar.Incorpore os ovos, um a um. À parte, peneire a farinha com o fermento e envolva-lhes a raspa de laranja. Acrescente à massa e, por fim misture o sumo de fruta e o coco ralado. Transfira para a forma e leve ao forno por cerca 40 minutos. Desenforme morno e corte ao meio, no sentido longitudinal. Barre com a compota e deixe arrefecer.Bata as natas com o açucar em pó e recheie o bolo.Sobreponha-lhe a segunda parte de massa e cubra com o restante chantily. Polvi-lhe com coco ralado e decore com palitos de chocolate.

Bolo de Chocolate Caseiro

Ingredientes

1 tablete de chocolate (200 gramas)
200 g de açúcar
100 g de farinha
125 g de manteiga
6 ovos
2 colheres (café) de fermento

Preparação
Bate-se as gemas com o açúcar. Derrete-se, em banho-maria, a manteiga com o chocolate e, depois de arrefecerem, junta-se ao creme obtido das gemas com o açúcar. Bate-se as claras em castelo e junta-se ao preparado anterior, juntamente com o farinha e o fermento. Coloca-se esta massa numa forma grande, previamente barrada com manteiga e pão ralado (há quem use farinha mas, neste caso, fica melhor pão ralado). Vai ao forno a 180º, durante mais ou menos 45 minutos.

Bolo Mágico - Tutti surpresa

Ingredientes

Massa do bolo

farinha de trigo- 1,5 chávena de chá
Açúcar- 2 chávenas de chá
Chocolate em pó-1 chávena de chá
Fermento em pó-1 colher de sopa
Óleo de girassol-1 chávena de chá
Leite- 1 copo
Ovo- 3 grandes

Recheio

Chocolate amargo- 300 g
Leite condensado: 1 lata
Manteiga- 2 colheres de sopa
Açúcar: 3 colheres de sopa
Baunilha- 1 colher de chá
Morango- q.b.

Preparação

BOLO "Tutti sorpresa":Misturam-se todos os ingredientes secos num recipiente; em seguida, juntam-se os restantes. Batem-se à mão até deixar a massa suave e mole (para isso adiciona-se o leite aos poucos). Unte uma forma (redonda de 30 cm de diâmetro) com manteiga ou margarina, e polvilhe com farinha de trigo. Despeje a massa na forma e leve ao forno já pré-aquecido (200ºC em média), de 20 a 25 minutos, ou use um palito e verifique que este sai limpo do bolo. Não deixe a superfície do bolo secar muito. Desenforme-o e, com cuidado, corte-o ao meio para o rechear. Assim que o abrir, humedeça a parte de baixo e de cima com uma mistura de 1/2 chávena de leite gelado com açúcar a gosto (1 colher de sopa) e uma colher de café de baunilha.Coloque o recheio na parte de baixo e cubra com morangos frescos, já bem lavados, escorridos e secos. Lave-os com os "pernicos" para não ficarem aguados e retire-os só na hora de colocá-los. Coloque a outra metade do bolo por cima e cubra o bolo com a mesma mistura da cobertura. Enfeite com mais morangos frescos e aproveite o que sobra do chocolate (100g), derreta mais um pouco no microondas ou em banho maria, coloque mais um pouco de leite condensado e coloque-os também sobre o bolo. Coloque mais chocolate sobre os morangos.

Recheio

Derrete-se o chocolate em banho-maria. Com a batedeira batem-se a manteiga, o açúcar e a baunilha, acrescenta-se aos poucos (sem parar de bater) o chocolate derretido. Por último junta-se o leite condensado, bate-se por alguns minutos. Deixe arrefecer um pouco, recheie e cubra o bolo.

Bolo viúva alegre

Ingredientes

Para a massa

3 xícaras (chá) de açúcar
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de coco ralado
1 colher de pó royal
5 gotas de baunilha
3 ovos

Leite até dar o ponto

Para a cobertura

1 colher (sopa) de margarina
2 colheres (sopa) de Nescau
2 colheres (sopa) de açúcar refinado

Preparação

Mistura-se tudo com 2 colheres de água e bate um pouco.
Põe em fôrma untada e depois de cozido, espalhe o glacê (cobertura).
Polvilhe o coco ralado por cima e põe para secar com o forno desligado.

Bolo da vida

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de mel
4 ovos inteiros
1 colher (chá) de noz-moscada, ralada
Casca ralada de 1/2 limão
1 xícara (chá) de farinha integral
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1 colher (sopa), rasa, de fermento em pó
1 pitada da sal

Preparação

Prepare um creme com a manteiga e o açúcar. Adicione o mel e os ovos batendo muito bem.
Peneire as farinhas, o fermento e o sal juntos, acrescente ao creme e misture completamente.
Despeje em fôrma untada e polvilhada depois de acrescentar as especiarias.
Cozer forno numa temperatura de 250 grau até soltar o perfume.

Fure todo o bolo e despeje a calda de chocolate e mel.

É só misturar com colher de pau

1 xícara (chá) de mel
1 xícara (chá) de chocolate em pó

Cubra o bolo e por cima raspas de chocolate preto, branco e lascas de nozes.
Enfeite com cerejas maceradas no rum.

Bolo de chuva

Ingredientes


3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 ovo
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento químico
1 xícara (chá) de açúcar
Óleo de cozinha para fritar

Preparação

Misture todos os ingredientes, colocando por último o fermento.
Faça bolinhas com auxílio de uma colher, e frite em óleoquente.
Depois de fritos, de preferência, polvilhe canela e açúcar por cima dos bolinhos.

Bolo gelado de água

Ingredientes

3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de pó Royal

Preparação

Bater as gemas com a água, depois juntar o açúcar e bate bem.
Logo depois, juntar a farinha de trigo e, por último, as claras batidas e o pó Royal.
Coloque em fôrma untada vai ao forno a cozer.
Depois de cozido e frio, corte-o em pedaços quadradinhos.

Calda para passar o bolo

1 lata de leite condensado
3 copos (americano) de leite de vaca
1 colher (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de Nesquik

Preparo da calda

Por os ingrediente numa panela.
Cozinhar só até engrossar um pouco.
Depois que a calda estiver bem fria, vai passando nela os pedaços de bolo, com um garfo, escaldando bem.
Em seguida, passe-os no coco ralado e enrole no papel alumínio.
Depois leve na geladeira.

Enquanto a calda estiver esfriando tem que ficar mexendo para não dar nata.

Bolo verde

Ingredientes

4 ovos
1 copo de iogurte natural
A mesma medida (deste copo) de óleo
1 caixa de gelatina sabor limão
1 pacote de massa para bolo pronto, sabor limão
1 colher (sopa) de fermento em pó

Para a cobertura

1 lata de leite condensado
Suco de 3 limões

Preparação

Primeiro bata no liquidificador os ovos, o iogurte e óleo.
Acrescente o pó da caixinha de gelatina, a massa de bolo pronto e o fermento em pó.
Bata até misturar bem.
Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma fôrma de buraco no centro (24 cm de diâmetro).
Despeje a massa na fôrma e leve para assar em forno pré aquecido a 160 graus, por aproximadamente 35 ou 40 minutos.
Retire do forno, deixe amornar e tire da fôrma.

Preparo da cobertura

Bata no liquidificador o leite condensado com o suco de limões e cubra o bolo.

Bolo de ananás

ingredientes

200 g farinha para bolos
500 g açúcar
100 g manteiga
6 ovos
2 c. café fermento em pó
1 limão
1 lata ananás em calda
cerejas em calda

Unta-se o fundo dum tacho com 50 gr de margarina e polvilha-se com 250 gr açúcar.
Dispõem-se as rodelas de ananás no fundo do tacho e colocam-se as cerejas no meio das rodelas.
À parte batem-se 6 gemas com 250 gr de açúcar até obter um preparado fofo.
Derretem-se 50 gr de manteiga e juntam-se ao preparado.
Junta-se, então, as 6 claras em castelo, a raspa do limão, e a farinha previamente peneirada com o fermento e bate-se tudo.
Coloca-se no tacho e vai ao forno durante cerca de 50 minutos.

Bolo de Chocolate

Ingredientes


Bolo
450 g de chocolate para culinária
125 g de manteiga
100 g de amêndoa pelada e ralada
200 g de açúcar
4 ovos

Cobertura
4 dl de natas para bater
raspas de chocolate q.b.

Confecção

Derreter o chocolate em banho-maria. Retirar do lume, juntar a manteiga e mexer até ficar uma pasta homogénea. Nessa altura, adicionar as gemas uma a uma e continuando a mexer, juntar o açúcar e a amêndoa ralada. Mexer mais uns 10 minutos. Bata as claras em castelo firme. Envolver bem sem bater ao preparado anterior. Deitar o preparado numa forma lisa untada de manteiga e polvilhada de açúcar e levar a cozer em forno brando. Não deixar secar demais. Depois de cozido deixe arrefecer e desenforme. Bater as Natas bem frias com o açúcar em chantilly. Cobrir o bolo com o chantilly e decorar com raspas de chocolate

Bolo de Licor e Chocolate

Massa

8 ovos
350 g de açúcar
350 g de farinha com fermento
200 g de manteiga
raspa da casca de 2 limões

Recheio

200 g de chocolate para culinária
150 g de manteiga
licor a gosto
5 colheres de sopa de leite
150 g de açúcar em pó
chocolate em pó para polvilhar
300 g de chantilly

Confecção

Bata os ovos com o açúcar até obter um preparado cremoso. Junte a manteiga amolecida, a farinha e as raspas de limão. Bata novamente e deite dentro de uma forma lisa untada com manteiga. Leve ao forno já quente durante cerca de 30 minutos. Retire e desenforme. Deixe arrefecer um pouco, pique o bolo com um garfo e embeba-o com licor.Prepare o creme: numa caçarola misture o chocolate para culinária em pedaços com 150 g de manteiga, o leite e o açúcar. Leve ao lume em banho-maria até derreter. Deixe arrefecer, corte o bolo em três discos longitudinais e barre-os com o creme de chocolate. Recomponha o bolo e barre-o por cima e a toda volta com o mesmo creme. Introduza o chantilly num saco de pasteleiro e decore o bolo. Polvilhe com o chocolate em pó.

Bolo de Chocolate e Iogurte

Ingredientes

2 iogurtes naturais
1 medida do iogurte de óleo
3 medidas do iogurte de farinha
3 medidas do iogurte de açúcar
4 ovos
1 colher de chá de fermento (opcional)
1 tablete de chocolate culinário

Confecção

Batem-se todos os ingredientes, com excepção do chocolate, muito bem. Derrete-se o chocolate em banho-maria e junta-se ao preparado anterior, batendo muito bem à medida que se vai adicionando o chocolate derretido. Unta-se muito bem uma forma redonda com manteiga e polvilha-se com farinha. Leva-se ao forno a 180º C, +/- durante 30 a 45 minutos. Verifique com um palito se já está cozido.


Glacé de chocolate


50 g de manteiga
80 g de açúcar em pó
4 colheres de sopa de água fria
100 g de nozes descascadas

Glacé

Derrete-se o chocolate em banho-maria. À parte bate-se a manteiga em creme e junta-se aos poucos ao chocolate ainda quente. Adiciona-se a água fria e liga-se tudo muito bem. Junta-se o açúcar em pó a pouco e pouco e bate-se muito bem. Utiliza-se o glacé ainda morno para cobrir o bolo e decora-se com as nozes. Deixa-se arrefecer no frigorifico até servir.

Bolo de Cenoura e Coco

Ingredientes

350g de cenouras
4 ovos
200 g açúcar
200 g coco ralado
100 g farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
manteiga e farinha para a forma
coco ralado para polvilhar

Confecção

Rale a cenoura e reserve. Bata os ovos com o açúcar ate ficarem em creme. Junte o coco ralado e o polme de cenoura. Bata de novo. Por último, adicione (sem bater) a farinha misturada e peneirada com o fermento. Deite a massa numa forma lisa e baixa, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno ate cozer e alourar. Deixe arrefecer e desenforme. Polvilhe com coco ralado.

Bolo de Chila

Ingredientes

250 g de açúcar
250 g de miolo de amêndoa
20 g de chocolate em pó
150 g de chila
6 ovos

Confecção

Batem-se os ovos com o açúcar até engrossarem, juntando a amêndoa passada pela máquina (com pele), o chocolate e por fim a chila. Deita-se a mistura em forma bem untada com manteiga e forrada a papel vegetal, também untado e vai ao forno a cozer. Decora-se ao gosto.

Bolo borrachão

Ingredientes

4 ovos
600 g de açúcar branco
200 g de farinha de trigo
1 dl de leite
2 colheres de sopa de magarina
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de chá de fermento em pó
5 colheres de sopa (cheias) de vinho de Porto
raspa de limão e canela q.b.

Confecção

Misturam-se os ovos, o leite, a farinha, o fermento, o limão, a canela, a margarina, o óleo com apenas 400 g de açúcar e adiciona-se-lhe uma pitada de sal, bate-se tudo muito bem juntamente com as claras previamente batidas em castelo e vai ao forno moderado numa forma bem untada e forrada com pão ralado. Aos restantes 200 g de açúcar, vai-se adicionando as colheres de vinho do Porto aos poucos e também 2 colheres de sopa de água. Com esta calda rega-se o bolo ainda quente, para que fique bem ensopado tem que se espetar um palito por todo ele.

Bolo de Alperces

Ingredientes

100 g de margarina
100 g de açúcar
2 ovos
1 pitada de sal
Raspa de 1 limão
200 g de farinha
2 colheres de café de fermento em pó
750 g de alperces ou ameixas
30 g de amêndoas
Açúcar inglês para polvilhar

Confecção

Bata a margarina com o açúcar até obter um creme. Junte os ovos, o sal, a raspa do limão, a farinha e o fermento em pó. Misture bem e deite numa forma de mola com 24 cm de diâmetro bem untada. Retire os caroços e corte em quartos os alperces e disponha sobre a massa, encostando-os bem uns aos outros. Espalhe por cima as amêndoas em falha. Polvilhe com açúcar e leve a cozer em forno quente (200º C), durante cerca de 60 minutos. Polvilhe com açúcar inglês assim que sair do forno.